25 de Abril de 2024

    Schutel, Cairbar de Souza

    Cairbar Schutel é um nome que destaca toda uma vida dedicada ao Bem. Mesmo antes de tornar-se espírita, pois, quer como proprietário de farmácia, quer como primeiro prefeito de Matão, no estado de São Paulo, Cairbar já era exemplo de desprendiemnto pessoal, colocando o interesse da coletividade acima do individual, atuando mais como administrador e cristão do que como político. Ao conhecer a Doutrina Espírita, estudou-a com profundidade e tornou-se um de seus maiores propagandistas.

    Debateu pela imprensa, foi à praça pública para discursar sobre os princípios espíritas, escreveu 14 livros espíritas, falou em teatros, percorreu cidades, fundou o jornal O Clarim em 1905 e a Revista Internacional de Espiritismo em 1925, ambos em circulação e com penetração internacional. Criou o primeiro programa espírita radiofônico do Brasil, na Rádio Cultura de Araraquara, em 1936.

    Mas não foi só um divulgador por excelência. Sua casa, por longo tempo e até que alugasse uma especialmente para essa finalidade, era hotel, hospital, asilo de velhos e de crianças desamparadas e até abrigo para animais sem dono. Viveu inteiramente o espírito do cristianismo.

    Schutel nasceu no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1868. Era filho de Anthero de Souza Schutel e veio a falecer em Matão em 30 de janeiro de 1938, deixando um patrimônio espiritual de valor incalculável, seja pelo exemplo pessoal ou pela dedicação à nobre causa da Doutrina Espírita. Cairbar não dava só a sua inteligência em proveito do próximo. Oferecia o seu coração, socorrendo os pobres e os enfermos com grande dedicação.

    Por todo seu esforço no Bem e na divulgação espírita, recebeu os cognomes de "Pai dos pobres de Matão", Espírita nº 1 do Brasil" e de "Bandeirantes do Espiritismo".

    Quem comprou obras de "Schutel, Cairbar de Souza" também comprou obras de:

    Site Autêntico Basic

    Site desenvolvido por Vanderlei Martinelli

    Candeia Livraria e Distribuidora de Livros Espíritas

    Uma organização a serviço do Espiritismo

    Rua Minas Gerais, 1516 | 15801-280 | Catanduva - SP | 17 3524 9800